audio storytelling practices

Introdução à gravação, preservação e criação de histórias e paisagens sonoras, por Laura Romero

Este workshop convida à iniciação na gravação de sons dos nossos espaços para construir histórias e transformar as gravações em narrações sonoras. As técnicas de gravação, escuta profunda, edição, montagem e escrita são práticas próprias da criação de documentários e peças sonoras que formam um campo interessante tanto para a análise antropológica como para a expressão artística ou jornalística. As sessões tem um enfoque experimental e prático nestas fases, portanto, os participantes são convidados a começar a desenvolver uma ideia, uma história, um pequeno projeto durante o workshop. É também um encontro para reflectir e trabalhar o som como património cultural e guardião das memórias: o som como uma arte do tempo, constantemente em construção e em permanente mudança.


Programa de conteúdos

Dia 1

14-16h: Introdução à arte radiofónica, paisagem sonora e narrativa documental. Oralidade e espaços como ferramentas de estudo. Audição e análise narrativa e estética de peças sonoras internacionais.

16-18h: Guias e dicas para a preparação e escrita de uma mini história sonora. Exercícios de sensibilidade de escuta. Técnicas de gravação.

Dia 2

14-16h: Introdução às técnicas de edição e montagem. Escuta, seleção e classificação de gravações. Avaliação dos materiais gravados.

16-18h: A escrita sonora. Guião e estruturas. Ritmo, tempos, profundidades e faixas.


Quando | Onde

29 e 30 de Outubro de 2019 | 14-18h

Colégio Almada Negreiros | Campus Campolide FCSH


Destinatários

Estudantes, jornalistas, compositores, artistas ou investigadores das artes e ciências sociais com vontade de incorporar o som aos seus trabalhos.


Inscrição

Formulário de inscrição aqui.

Data límite para inscribir-se: 18 de Outubro

A participação no workshop é gratuita, mas as vagas são limitadas a 20 lugares. Antes de fazer a inscrição, por favor tenha certeza de que poderá participar nos dois dias da oficina.

*** A seleção dos participantes será feita pela equipa do projeto Sounds of Tourism e os critérios de seleção terão de ver com a afinidade do perfil dos candidatos às objetivas do projeto, o background dos candidatos e o potencial para desenvolver futuras colaborações. Uma parte das vagas será disponibilizada para membros da equipa e colaboradores.


Atividade associada

Sessão de escuta “In the Dark” | 31 outubro, 19h. Entrada livre

In The Dark é um projeto colaborativo entre produtores e entusiastas da rádio, os seus eventos mensais de audição ao vivo são realizados em locais por toda a cidade de Londres e Lisboa. É como um cinema, mas sem as imagens. Nesta sessão, estaremos na companhia de Sofia Saldanha (PT) e Laura Romero (ES) e vamos escutar peças sonoras originais em inglese e espanhol.


Formadora

Laura Romero é autora de rádio, sonoplasta e investigadora. Nascida em València, doutorou-se em Comunicação e Média na Espanha e se formou em documentário sonoro na França. É professora de áudio na Universitat Oberta de Catalunya e durante os últimos meses trabalhou como investigadora no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho. Dirige regularmente encontros e workshops especializados em arte radiofónica e cultura de escuta. Realizou trabalhos sonoros para diferentes rádios e centros culturais da península ibérica e da França. O seu trabalho pessoal é baseado na intimidade e na poesia do som como uma ferramenta poderosa para contar histórias e preservar memórias.